Connect with us

Hi, what are you looking for?

Business

Acionistas da Origin dizem não a venda de US$ 12,8 bilhões para a Brookfield

Com 69% de apoio, oferta da Brookfield não alcançou o mínimo de 75%, frustrando a aquisição.

<p>Exterior da Origin Energy, em Melbourne, Austrália (Carla Gottgens/Bloomberg)</p>

Os acionistas da Origin Energy, uma das principais companhias do setor na Austrália, tomaram uma decisão contundente ao rejeitar uma oferta de aquisição da Brookfield avaliada em US$ 12,8 bilhões. A votação foi apertada, e mesmo com 69% dos votos a favor, isso não foi suficiente para atingir o necessário limite de 75%, conforme destacado pelo presidente da Origin, Scott Perkins, durante uma reunião realizada em Sydney na segunda-feira (4). “Portanto, a Origin permanecerá uma empresa independente, listada na ASX”, declarou Perkins.

O AustralianSuper, o maior investidor individual da Origin, que possui 17% da empresa, foi um dos principais opositores da oferta, considerando-a insuficiente. O fundo se manifestou dizendo: “O valor e o futuro da Origin estão melhor nas mãos de seus membros e acionistas, ao invés de em um consórcio de capital privado em busca de retornos rápidos”.

Sedes da Origin Energy Durante Negociações de Aquisição
Fachada da Origin Energy, em Melbourne, Austrália (Carla Gottgens/Bloomberg)

A Brookfield, que junto à EIG Global Energy Partners apresentou a primeira proposta em novembro do ano passado, revisou sua oferta recentemente, porém o conselho da Origin optou por não avançar com a nova sugestão de transação alternativa de A$ 12,3 bilhões, que focava nos negócios de geração e varejo de energia da companhia.

A Brookfield não se manifestou publicamente sobre a rejeição, mas informou que avaliaria as implicações da nova política energética da Austrália antes de decidir os próximos passos a serem tomados.

A recusa da transação levanta questões sobre o futuro da transição energética na Austrália, que busca acelerar a implementação de parques solares e eólicos enquanto desativa antigas centrais a carvão. A Brookfield havia prometido um investimento de até A$ 30 bilhões ao longo de 10 anos para expandir a capacidade de geração de energia limpa da Origin, triplicando-a.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Em nota, o AustralianSuper reafirmou sua disposição em fornecer capital para auxiliar na transição da Origin, reiterando um compromisso prévio.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Advertisement

Test postpage sidebar

Howard Marks no Fórum Econômico do Qatar

Mercados

O cofundador da Oaktree, Howard Marks, adverte sobre a possibilidade de uma bolha nas ações americanas e a necessidade de revisão dos preços altos.

Vista de pedestres em frente ao Nasdaq MarketSite Vista de pedestres em frente ao Nasdaq MarketSite

Mercados

Enquanto o Nasdaq brilha, traders buscam proteção contra uma possível correção; descubra os detalhes

Montagem de motocicletas da BMW Montagem de motocicletas da BMW

Mercados

Tarifas sobre aço e alumínio se expandem, impactando 400 produtos. Confusão e desafios à vista para o comércio!

Imagem do edifício da sede da Intel em Santa Clara. Imagem do edifício da sede da Intel em Santa Clara.

Business

A participação acionária na Intel sinaliza uma nova fase de intervenção governamental em setores estratégicos. Saiba mais sobre essa movimentação!

Um grupo de amigos desfrutando de cerveja juntos. Um grupo de amigos desfrutando de cerveja juntos.

Consumo

O fechamento da Lang-Bräu revela o impacto da Geração Z, que prefere bebidas sem álcool e tem reduzido o consumo tradicional.

Imagem do furacão Erin próximo a Porto Rico Imagem do furacão Erin próximo a Porto Rico

Mundo

Apenas uma fração das tempestades tropicais chega a essa intensidade; Erin avança sem impacto direto nos EUA, mas traz chuvas intensas ao Caribe!

Prédio atingido por míssil em Izium Prédio atingido por míssil em Izium

Onde Investir

Citigroup, em uma iniciativa ousada, propõe troca de dívida para reconstrução ucraniana, mirando um cenário promissor para financiamentos ESG.

Armazenamento de petróleo russo Armazenamento de petróleo russo

Mundo

Novas sanções à indústria petrolífera russa estão em discussão. Poderão incluir tarifas e restrições se o cessar-fogo não for aceito.

Leia também

Mundo

A decisão do Senado dos EUA desafia a Califórnia, revogando normas ambientais e alterando o futuro dos veículos movidos a gasolina em nome da...

Mundo

Anthony Albanese enfrenta desafio na busca por reeleição em meio à crise econômica e competição feroz.

Business

BP reverte estratégia em energia renovável, mira no petróleo e brasil, após pressão do ativista Elliott.

Mercados

A participação crescente da Elliott Investment Management na BP causa agitação no mercado e promete mudanças significativas na gigante petrolífera.

Advertisement